FORMA IDEIA CONTEÚDO

Forma ideia Conteúdo é o primeiro livro a abrir ao profissional de Televisão a arca de um verdadeiro tesouro, abarrotada até o tampo de sementes de programas de toda a natureza: musicais, dramaturgia, jornalismo, esportes, quadros de humor, games, realities, gincanas, competições. 

São 139 ideias. Algumas, absolutamente inéditas, inventadas por mim ao longo destes últimos 50 anos, ou criadas por colegas ilustres, que cito e homenageio, logo mais adiante. Outras, fórmulas consagradas que, ao longo de quase um século dão surpreendentes provas de vitalidade e constituem a Memória da Televisão Brasileira. 

Muitas dessas maravilhosas receitas, fui buscar longe. Vêm de folguedos e adivinhações apreciadíssimas nas celebrações de Primavera, na Itália, França, Espanha e Portugal. Outras, recolhi nos saraus elegantes que remontam ao Brasil Império, joguinhos que não podiam faltar nas travessuras das graciosas sinhazinhas e dos ansiosos rapagões. Boa parte, peguei de brincadeiras de auditório da Era do Rádio ou surrupiei de esquetes picantes do teatro rebolado. E as mais recentes, catei nos anos 50, 60 - época em que amanhecia a Televisão em nosso país.

Tive por princípio catalogar as ideias apenas em essência, como se faz com o extrato de um perfume; de forma sintética, telegráfica, para que equipes de produção futuras possam vesti-las conforme a moda da época: recicladas, revitalizadas, reconstituídas. 

Forma Ideia Conteúdo é um Livro Site (ou um Site Livro). Um livro que pode ser navegado como um site. Um site que pode ser lido como um livro. Divirtam-se! 

Uma interface amigável favorece ao leitor ágil e agradável navegação através do SiteLivro. O Índice alfabético divide o conteúdo em 6 segmentos, o que facilita a localização de assuntos. O Livro Digital concentra o texto completo num arquivo único, e é bem simples baixá-lo para um pendrive, por exemplo. O Videolivro exibe as 139 Ideias em movimento. A Avaliação do leitor é muito bem-vinda. Em Créditos, homenageio os ilustres colegas que geraram este livro, ao construírem a Televisão no Brasil.